“Com Tabaco y Azúcar, o guitarrista italiano Antonio Colangelo e sua equipe de altissimo nivel apresentam nove faixas de idéias texturais profundas, apresentadas por meio de uma musicalidade estelar. Colangelo, que desde2007 reside no Brasil, demonstra aqui que é um artista, compositor e líder certamente digno de um reconhecimento de classe mundial mais amplo.” (Nick Mondello)
O guitarrista alinha toda a música que tocou os grandes espaços portuários do jazz ecombina seu sentimento de composição com suas experiências e laços com o Brasil, que sãoouvidas aqui a cada momento. Colangelo tem um forte senso de ornamento, o balanço implícito, mas sempre evidente, e ele sabe como se alternar entre dispensador torrencial de notas e acompanhador sóbrio. (Alceste Ayroldi)
Uma longa Entrevista sobre o disco Tabaco y Azucar e suas relações com a musica e a cultura cubana, explorando as interseções entre pesquisa, produção artistica e performance. (Ania Pupo Vega)
“A pesquisa musical do disco Tabaco y Ázucar, que partiu da diáspora dos povos do Atlântico levou o músico italiano Antonio Colangelo à sua terra, continuando a sua pesquisa musical com os povos que atravessaram o Mediterrâneo.”
“O Brasil, a segunda casa de Antonio Colangelo, é a terra do sincretismo, tema escolhido pelo artista para o seudisco “ Tabaco y Azúcar “(Dodiciune / Ird). Usando a força mestre do jazz, a guitarra de Colangelo atravessa as culturasdo Atlântico e do Mediterrâneo, acompanhadopor instrumentos de sopro e percussão, para se tornar oportador de um sincretismo pacifista e cosmopolita.” (Luciano Del Sette)
PARTICIPAÇÃO AO VIVO NATELEVISÃO PÚBLICA ITALIANA (RAI) DURANTE O NOTICIÁRIO. Entrevista sobre o álbum Tabaco y Azúcar durante acoluna “Buongiorno Regione” no TG3 Basilicata.
“Tabaco y Azúcar” foi destacado entre os 10 melhores álbuns de 2020 pelo maior portal de música de Santa Catarina, o Rifferama, solidificando-se como umacontribuição notável à cena musica do Estado.
Uma viagem. Como a dos povos forçados a deixar suas terras e se dispersar no mundo. Uma viagem feita com a música e que carrega dentro uma pesquisa histórica e política que abrange o Atlântico e o Mediterrâneo. Este é o significado de Tabaco y Açúcar. (Emilio Chiorazzo)
Uma pintura sonora evocativa e policromática, baseada em uma impressionante mistura estilística de grande efeito[…] Com um som e um groove quentes e envolventes, Tabaco y Azucar é um álbum com espírito agregador, com bom gosto e sinceridade interpretativa palpável, diferentes estilos convergem, quase como se houvesse uma ponte imaginária para conectá-los. (Stefano Dentice)